IgG

Testes sorológicos para demonstração de anticorpos específicos são usados rotineiramente para estabelecer a exposição ao Toxoplasma gondii nos casos suspeitos de toxoplasmose.
A presença de anticorpos anti – T. gondii, classe IgG, não confirma um diagnóstico porque os anticorpos podem permanecer em títulos altos na população, por muito tempo, e porque existe alta prevalência destes anticorpos na população em geral.
Os anticorpos tipo IgG aparecem geralmente após uma ou duas semanas, têm seu pico em um a dois meses e depois caem e permanecem com títulos mais baixos por toda a vida.

IgM

Os anticorpos IgM se desenvolvem após uma ou duas semanas e podem ser detectados em títulos baixos até um ano após a infecção.
Para a maioria dos médicos, o fato do exame sorológico para toxoplasmose apresentar IgM positivo significa que ela está com a infecção aguda e que o feto está correndo o risco de ser infectado e nascer com algum tipo de malformação.
Atualmente, a IgM pode ser detectada até 24 meses, chegando alguns casos a mais de 5 anos, após a infecção, devido ao aumento da sensibilidade da metodologia empregada no exame. É a chamada positividade residual, e não apresenta efeito nocivo ao feto.
Caso o médico não esteja bem esclarecido, pode decidir tratar esta paciente durante toda a gestação, usando medicação de modo desnecessário e provocando um abalo emocional na mãe e nos familiares.

Avidez de IgG

É importante que os médicos saibam se a IgM positiva indica uma infecção aguda ou pregressa. Isso é possível solicitando o teste de Avidez de IgG, que determina a porcentagem de avidez das moléculas de IgG. Este teste deve ser solicitado quando o título da IgM estiver baixo.
Porcentagens de avidez de IgG inferiores a 30% sugerem que a infecção seja aguda e tenha ocorrido nos últimos 3 meses; índices superiores a 60% indicam que a doença é pregressa e que acometeu o paciente a mais de 3 meses. Valores entre 30% e 60% não permitem uma interpretação precisa do período transcorrido desde a infecção.

PTSP- Pesquisa do Toxoplasma no Sangue Periférico

A técnica de identificação do toxoplasma no sangue periférico desenvolvida pelo Dr. Cláudio e seu grupo de pesquisadores foi apresentada no Congresso Brasileiro de Medicina Tropical no Rio de Janeiro em 2012. Esta técnica foi publicada pela primeira vez no British Journal of Ophthalmology (2011)¹ e está sendo confirmada por diferentes grupos de pesquisa, como o da Dra. Cinara C. B. Mattos do Laboratório de Imunogenética, Departamento de Biologia Molecular da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto². A nova técnica permite identificar o parasita no sangue periférico de pacientes com a doença sistêmica ou doença ocular.  É feito um primeiro exame e se este estiver positivo, é necessário um tratamento. Após 20 30 dias de tratamento, o exame deve ser repetido. Se o parasita for sensível ao medicamento que está sendo usado, o exame vai ser negativo.  Se o exame permanecer positivo há necessidade de troca do medicamento, até que se consiga eliminar o parasita.

Silveira C, Vallochi AL, Silva UR, Muccioli C, 1 Holland GN, Nussenblatt RN, Belfort Jr R, Rizzo LV.  Toxoplasma gondii in the peripheral blood of patients with acute and chronic toxoplasmosis. Br. J. Ophthlamol, 2011;95:396-400.
Outros exames:

Testes como IgA e PCR do líquido amniótico ou sangue periférico também podem ser usados, em situações específicas.