Toxoplasmose & Toxoplasma Gondii

A toxoplasmose é tradicionalmente uma das causas mais importantes de uveítes em várias partes do mundo. No Brasil, a toxoplasmose ocular é responsável por aproximadamente 50% do total de uveítes. Na faixa etária até os 16 anos, particularmente, 46,39% das uveítes são posteriores, e a toxoplasmose é responsável por 31,44% do total dos casos. Representa 60%-85% dos casos de uveíte posterior no Brasil e 25% nos Estados Unidos e na França. A prevalência de lesões compativeis com toxoplasmose ocular não está bem determinada, mas a presença de cicatrizes retinianas varia entre 0,6% E 2% nos Estados Unidos.

Uveitis: sinopsis diagnostica y terapeutica

A toxoplasmose é uma enfermidade que afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo. É causada pelo Toxoplasma gondii.

É a causa mais frequente de uveítes posterior no mundo. No Brasil e em vários outros países do mundo é a causa mais frequente de uveítes, apresentando alta morbilidade ocular, com uma alta porcentagem de cegueira.

Toxoplasmose: Dúvidas e Controvérsias

• O Livro Toxoplasmose – Dúvidas e Controvérsias:
• Foi publicado em 2002 pelo Dr. Cláudio Silveira e é dirigido a médicos e profissionais da área da saúde.
• Analisa o risco de pessoas com a forma crônica da doença desenvolverem lesões oculares.
• Propõe que a toxoplasmose adquirida seja considerada doença importante porque pode causar lesões oculares, diferente do que se considera atualmente, uma doença praticamente inócua.
“Mais da metade da população do Brasil está cronicamente infectada pelo toxoplasma. Mas só grávidas e pessoas com o sistema imunológico deficiente adoecem”
O livro Toxoplasmose – Dúvidas e Controvérsias apresenta informações exclusivas que contestam estas afirmações.