Editorial ‘Ocular Toxoplasmosis: Lessons from Brazil’

Confira o Editorial ”Ocular Toxoplasmosis: Lessons from Brazil” clicando AQUI.

Mitos ou Verdades na Toxoplasmose

MITOS

– Todos os casos são congênitos
– Todos os casos devem apresentar retinocoroidite (lesão ocular)
– A transmissão vertical (na gravidez) ocorre uma única vez
– Gatos e carnes são as únicas fontes de infecção
– Não existe prevenção da forma ocular
– Não existe tratamento de prevenção para evitar recidivas da toxoplasmose ocular
– Recidivas são relacionadas a fatores locais (intraoculares)

VERDADES

– Ainda não existe cura definitiva para a toxoplasmose
– É possível diminuir o número de recidivas e evitar a cegueira com tratamentos preventivos
– Existem diferentes cepas do toxoplasma, podendo ser mais ou menos agressivas
– A toxoplasmose pode levar à cegueira
– As recidivas estão relacionadas à doença sistêmica
– Recentes estudos epidemiológicos (Torry, E.F., Yolken R.H.) indicam que a toxoplasmose pode alterar o comportamento e a função dos neurotransmissores

Porque adoecemos?
1. Ingerimos ou absorvemos toxinas pela pele
2. Desnutrição: deixamos de ingerir minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais
3. Stress
4. Infecções:  toxoplasmose através da alimentação (carnes, água etc), parasitas, bactérias, vírus
5. Poluição
Porque temos Recidivas?

A recidiva é a volta da manifestação da doença, com a formação de uma nova lesão ocular, por exemplo.

Temos recidivas quando o organismo está com dificuldade de se defender, quando há uma queda na imunidade (stress, infecções dentárias, infecções sistêmicas etc) ou quando há uma recontaminação.

Alguns exames podem mostrar a presença do Toxoplasma no sangue periférico¹, na presença de recidiva ou antes que a toxoplasmose se manifeste nos olhos.

O tratamento de prevenção inclui medidas higiênico-dietéticas evitando a recontaminação, que pode ocorrer devido a existirem várias mutações das cepas do Toxoplasma. Pacientes com cepas mutantes agressivas recebem tratamento e cuidados especiais!

O estudo das cepas feito com pacientes do Sul do Brasil² conseguiu identificar cepas relacionadas com a forma severa da doença ocular! É o primeiro estudo de clara associação entre os sorotipos do parasita e a manifestação clínica da doença ocular!

Por que alguns pacientes adquirem toxoplasmose, fazem lesão ocular, são tratados, curam e nunca mais tem recidiva ???

O grupo de pacientes que apresentava recidivas freqüentes e há mais de 10 anos não teve recidiva está sendo estudado. Um dado que chama a atenção é que eles mudaram os hábitos alimentares e de higiene!!!

1.Silveira C, Vallochi AL, Silva UR, Muccioli C, 1 Holland GN, Nussenblatt RN, Belfort Jr R, Rizzo LV. Toxoplasma gondii in the peripheral blood of patients with acute and chronic toxoplasmosis. Br. J. Ophthlamol, 2011;95:396-400.

2.Rios L, Commodaro AG et al. Manuscrito submetido para o Clinical Infectious Disease.