Eventos

XVIII Congresso Internacional de Medicina e Malária, e XLVIII CONG. DA SOC. BR. MEDICINA

O Dr. Cláudio Silveira participou como palestrante no XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria, and the XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine que ocorreu no Rio de janeiro de 23 a 27 de setembro de 2012, com 3000 participantes.

Sua aula, com o título Clinical manifestations, diagnosis and treatment of toxoplasmosis,  mostrou novidades na área de diagnóstico e tratamento da toxoplasmose.

A técnica de identificação do toxoplasma no sangue periférico desenvolvida pelo Dr. Cláudio e seu grupo de pesquisadores foi apresentada no Congresso. Esta técnica foi publicada pela primeira vez no British Journal of Ophthalmology (2011)¹ e está sendo confirmada por diferentes grupos de pesquisa, como o da Dra. Cinara C. B. Mattos do Laboratório de Imunogenética, Departamento de Biologia Molecular da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto².

Assim como há 30 anos, quando o Dr. Cláudio publicou que a toxoplasmose ocorria na maioria das vezes na nossa região, da forma adquirida e não da forma congênita, muitas pessoas não acreditaram.  Hoje essa teoria já faz parte dos livros didáticos sobre toxoplasmose de todo o mundo.

Da mesma forma hoje, na literatura especializada, o fato do toxoplasma ser encontrado na corrente sanguínea através de uma técnica laboratorial é considerado impossível.

A nova técnica permite identificar o parasita no sangue periférico de pacientes com a doença sistêmica ou doença ocular.  É feito um primeiro exame e se este estiver positivo, é necessário um tratamento.  Após 20-30 dias de tratamento, o exame deve ser repetido.   Se o parasita for sensível ao medicamento que está sendo usado, o exame vai ser negativo.  Se o exame permanecer positivo há necessidade de troca do medicamento, até que se consiga eliminar o parasita.