Sintomas

São vários os sintomas apresentados pela pessoa contaminada e dependerão também do grau de imunidade do paciente. O início dos sintomas varia de cinco a 30 dias após a contaminação. A doença pode ter manifestações pouco significativas, podendo ser até assintomática.
O paciente pode apresentar:

• Febre e manchas pelo corpo como sarampo ou rubéola; sintomas localizados nos pulmões, coração, fígado ou sistema nervoso, dependendo do local no organismo em que o protozoário se aloja.

• Ínguas pelo corpo, principalmente localizadas na região do pescoço e às vezes disseminadas em outras áreas.

• Doença ocular, manifestada pela dificuldade para enxergar, inflamação, surgimento de pontos pretos no campo de visão. Se não for tratadas surgem lesões na retina que podem evoluir para a cegueira.

• Infecção no feto quando a gestante adquire a doença pela primeira vez durante a gravidez. Dez da 60% dos bebês vão nascer com algum tipo de comprometimento pela toxoplasmose. Se a transmissão ocorrer no 1º trimestre da gestação as consequências serão mais severas, mas a frequência de contaminação nesta fase é menor. Conforme a gestação vai progredindo, aumenta a frequência da transmissão da toxoplasmose, mas diminui a gravidade dos danos para o feto.

• Em pacientes com AIDS ou CANCER, em que a imunidade já está reduzida, a doença pode se apresentar de forma muito grave, causando lesões no sistema nervoso, pulmões, coração e retina. O mesmo acontece quando se usa medicamentos com efeitos imunossupressores

OBS: Hospedeiros intermediários ou definitivos com baixas defesas podem responder de forma diferente.