Epidemiologia

Um terço da população mundial e mais de 50% da população brasileira foram infectadas por este parasita, que geralmente não causa problema algum.

Algumas pessoas neste grupo desenvolvem lesões oculares, que podem causar a cegueira. O problema é que não existe um teste que indique quais destas pessoas vão desenvolver lesões.
Oitenta por cento da população da região Sul do Brasil apresenta a forma crônica da doença e 20% dela tem a doença nos olhos.

OBS: Estudo feito no Centro de Referência em Toxoplasmose de Erechim, que atende pacientes dos três estados da Região Sul, mostra que este número pode ser semelhante nestas regiões.

Nos EUA, evidências sorológicas de infecção por Toxoplasma gondii atingem de 3 a 70% da população adulta saudável (Langermans et al., 1992). A presença de anticorpos anti-Toxoplasma nas diferentes populações do mundo varia de acordo com fatores sociais e econômicos, idade e área geográfica. A prevalência é maior nas áreas tropicais, relativamente baixa nas áreas quentes e áridas e nas regiões frias, como a Islândia (Feldman, 1956; Wallace, 1969).

tn_epidemio
Gostou? Compartilhe esse texto.
voltar